Músico divulgou seu novo disco nesta terça (29), mas mal respondeu às perguntas

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Conhecido pelo apelido de "The Killer" (o matador), Jerry Lee Lewis completa 75 anos nesta quarta-feira (29), dando a impressão de que restam poucas balas em sua cartucheira.

Ele ainda consegue tocar Whole Lotta Shakin' Goin' On e Great Balls of Fire no piano e acaba de lançar um álbum novo com a ajuda de gente como Mick Jagger, Keith Richards, Ringo Starr, Kid Rock e Willie Nelson.

Mas uma sessão de perguntas e respostas com o mito do rock and roll feita no Museu Grammy na terça-feira (28) deixou uma sensação incômoda, porque Lewis ficou sentado ao piano, com o rosto inexpressivo, e resmungou respostas breves às perguntas de um moderador, perguntas que já tinha ouvido um milhão de vezes antes.

Como está Carl Perkins, seu colega de gravadora Sun Records?

- Um grande sujeito, um amigo muito querido.

E Chuck Berry?

- Incrível, fantástico.

Qual foi sua reação ao conhecer os Beatles?

- Esses garotos vão ficar famosos.

Ainda toca piano em casa?

- Um pouco.

Lewis está fazendo a divulgação do álbum Mean Old Man, cuja faixa-título, escrita por Kris Kristofferson, vem gerando algumas gargalhadas. Lewis foi alguém visto como selvagem na década de 50, e seus fãs atuais ainda gostariam de enxergá-lo assim.

Será que ele é de fato um "mean old man" (velho malvado)? "Não", ele responde, rindo.

- Apenas ouvi o demo da canção e falei "esta vai ser um sucesso".

Ele nem sequer sabia que a canção, que tem a participação de Ronnie Wood, guitarrista dos Rolling Stones, se tornaria o título do álbum.

Lewis teve dificuldade em recordar-se dos nomes dos outros músicos convidados que contribuíram para o álbum e evitou responder adequadamente a uma pergunta longa sobre seu cover de Roll Over Beethoven, de Chuck Berry, dizendo apenas que a inclusão da canção foi uma decisão da gravadora.

O cérebro por trás do projeto foi Phoebe Lewis, sua filha e empresária, e os produtores do disco, o baterista Jim Keltner e o herdeiro imobiliário Steve Bing.

Keltner disse que, do mesmo modo como Lewis não gosta de desperdiçar palavras, ele desperdiçou pouco tempo no estúdio. A maioria das canções foi gravada em uma só tomada, como foi o caso de Whole Lotta Shakin' Goin' On e Great Balls of Fire, que Lewis tocou na terça-feira.

- Quando entramos no estúdio com Jerry Lee, ele tomou conta da gravação, disse Keltner.

- Ele se sentou e tocou, nós o acompanhamos, e Deus que ajudasse os guitarristas.

Aludindo ao título do álbum anterior de Lewis com a participação de outros astros, Last Man Standing (último homem em pé), de 2006, Keltner descreveu o roqueiro como "o último homem em pé. Restaram três caras daquela era: Chuck, Little Richard e Jerry Lee. São poucos."

- Quando você tem esses grandes músicos originais, que criaram essas coisas, ainda vivos, e você é convidado a fazer parte da criação, ou se surge uma oportunidade para você se convidar para fazer parte, você não deixa a oportunidade passar.