Serão dez dias de evento, com atrações de vários gênero; 800 mil pessoas são esperadas

http://i1.r7.com/data/files/2C92/94A3/298C/DD2D/0129/94E8/3325/1AF7/inimigos%20da%20hp%20div.jpg

Esperando receber 800 mil visitantes em dez dias, em um complexo de 2 milhões de metros quadrados, começa nesta quinta-feira a 55ª edição da Festa do Peão de Barretos.

Segundo Cássio Leite, diretor artístico do evento, o público vai se surpreender.

- A gente sempre espera que seja melhor que o ano passado e pior que o ano que vem. Mas está tudo muito bonito, com muita tecnologia, ingredientes para fazer uma bela festa.

Na programação musical, os sertanejos universitários vão reinar. Tanto é que nomes tradicionais do gênero, como Zezé Di Camargo e Luciano e Chitãozinho e Xororó, ficaram de fora da programação. No entanto, o público também vai dançar ao som de outros ritmos (veja destaques da programação abaixo).

Até o dia 29, subirão ao palco da festa nomes como Ana Carolina, Restart, Luan Santana, Exaltasamba, Jorge & Mateus e Victor & Leo. Segundo Leite, as atrações foram pensadas de acordo com o que está em alta na música, e a ideia é diversificar com relação aos gêneros:

- Já faz tempo que deixamos de focar só no sertanejo, fazemos micareta, trazemos forró, pagode.

Apesar do início nesta quinta, a cerimônia de abertura oficial acontece nesta sexta e será em grande estilo. O carnavalesco Paulo Barros, da Unidos da Tijuca, levará para a arena um truque de ilusionismo que usou no Carnaval deste ano: integrantes da escola trocarão de roupa em poucos segundos, tocando músicas sertanejas na batida de samba. Haverá ainda 15 minutos de fogos de artifício.

Mas já nesta quinta abrem a festa a cantora Ana Carolina e o Inimigos da HP. Para o vocalista do grupo, Sebá, apesar de esta já ser a quarta vez no evento, é sempre uma grande responsabilidade:

- Já faz uns quatro anos que nosso 'filé' de mercado são as festas de rodeio e as feiras agropecuárias. Então a gente está bem à vontade. Somos sempre bem aceitos.

Tão à vontade que promete, inclusive, cantar hits do sertanejo.

- A base do show vai ser o DVD Inimigos da HP - Amigos da Balada, que acabamos de lançar, mas também haverá sucessos nossos no repertório. E vamos fazer um pot-pourri sertanejo. Nosso show é entretenimento, então a gente canta umas músicas sertanejas em ritmo de samba. A gente dá a nossa cara, com a nossa batucada. Inclusive, sempre encontramos essas duplas, e o relacionamento com elas é muito bom, tem algumas que também cantam músicas nossas em shows.

Sebá, inclusive, vê semelhanças entre a trajetória de seu grupo e a dos novos sertanejos.

- Vejo que eles têm uma pegada parecida com a nossa. Quando começamos, também fomos rotulados de universitários, só que no pagode.

O pagode também terá espaço na sexta. Ao lado da dupla Victor & Leo, o Exaltasamba é a grande atração da noite. Thiaguinho diz que o grupo leva para o interior paulista toda a estrutura que mostra em suas apresentações pelo Brasil:

- É uma festa muito popular, e a gente se sente honrado.

Além dos vários hits do Exalta, o público ainda pode ouvir a banda se aventurando no sertanejo. Thiaguinho deixa no ar:

- Pode rolar uma brincadeira com música sertaneja, vamos ver.

mariah-carey-tv-2010

Mariah Carey é a atração internacional da Festa do Peão de Barretos

No sábado, holofotes voltados para a cantora Mariah Carey, em única apresentação no Brasil. O show está programado para durar uma hora e 30 minutos, com ares de superprodução. Serão 30 bailarinos, uma plataforma no palco e elementos que a estrela tem levado para os shows "tradicionais" de sua turnê. Mas também haverá espaço para o axé de Alexandre Peixe e o rock dos meninos do Restart.

A primeira semana será encerrada com as duplas Zé Henrique & Gabriel e Fernando & Sorocaba. Animado, Zé Henrique diz que a experiência é de arrepiar:

- É sempre uma grande emoção tocar nessa que é, sem dúvida, uma das maiores festas de peão do mundo. Já tivemos o prazer de tocar por várias vezes, mas na arena é que o bicho pega! Já dividimos o palco com Daniel e Guilherme e Santiago, e neste ano será com Fernando e Sorocaba. A arena vai tremer e será inesquecível!

Segundo Gabriel, mesmo após várias passagens pela festa, a cada ano é uma emoção diferente:

- Cantar em Barretos é o sonho de qualquer artista do segmento sertanejo. Passa um filme de toda a nossa trajetória na mente. Foi em Barretos que me inspirei para compor a música Rodeiomania. Além disso é por uma causa nobre: nosso show será em prol do Hospital de Câncer de Barretos.

Sorocaba, da dupla com Fernando, compara a experiência ao desfile de escolas de samba:

- A gente tem uma história muito legal com Barretos. Passamos por os todos estágios do festival, tocamos nos palcos menores até chegar ao principal. Costumo brincar que isso é como Carnaval: começa no grupo mais baixo e depois sobe.

Eduardo Costa, atração no dia 26, diz que para cantar em Barretos é preciso se preparar bem. Pela primeira vez no palco principal da festa, o cantor promete uma superprodução, com um repertório formado por sucessos da sua carreira e músicas novas, como Feito Tatuagem. Empolgado para o show, ele brinca:

- Para um artista sertanejo, cantar em Barretos é como ser convocado para a seleção brasileira.

Para quem pensa em ir, mas ainda não reservou lugar em hotel, é bom fazer logo a malinha, sem esquecer a bota e o chapéu. No começo desta semana já restavam pouquíssimas vagas. Uma alternativa pode ser o camping local Os Independentes, dentro do Parque do Peão, que não faz reservas. Os lugares são garantidos por ordem de chegada.


5ª edição da Festa do Peão de Barretos

Quando: de 19 a 29 de agosto, no Parque do Peão (km 428 da rodovia Brigadeiro Faria Lima - SP 326), em Barretos
Quanto: de R$ 20 a R$ 300. Vendas pelo site Zetks
Informações: tel. (0/xx/17) 3321-0000 e site Os Independentes

Destaques musicais da programação*
Dia 19 23h30 - Ana Carolina
1h - Inimigos da HP
Dia 20 0h30 - Victor & Léo
1h30 - Exaltasamba
Dia 21 20h - Restart
0h - Mariah Carey
2h - Micareta Peão Folia com Alexandre Peixe
Dia 22 21h30 Zé Henrique & Gabriel
22h30 Fernando & Sorocaba
Dia 23 21h - Banda Dejavu do Brasil
22h - Bonde do Forró
23h - DJ Maluco e Aladin
Dia 24 22h - Thales & Thiago
Dia 25 21h - Gian & Giovani
22h - Sergio Reis
Dia 26 23h30 - Eduardo Costa
Dia 27 0h - João Bosco & Vinicius
2h - Micareta sertaneja com Hugo Pena & Gabriel
3h - Marcos & Belutti
Dia 28 22h - Mato Grosso & Mathias
0h - Luan Santana
1h30 - Jorge & Mateus
3h - João Carreiro & Capataz
Dia 29 20h - Banda Pantheon